Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Sociedade Brasileira de Cardiologia faz recomendações sobre suspensão de lotes de losartana

Publicado em 27/06/2022 às 14:02 por Editoria Movimento Saúde

Diante da interdição e recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do dia 23 de Junho de 2022, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), divulgou recomendações aos pacientes que utilizam medicamentos com o princípio ativo. A principal delas é não abandonar o tratamento.

A medida preventiva que interditou e está recolhendo lotes do medicamento foi tomada devido à presença da impureza “azido”, que tem potencial mutagênico, em concentração considerada acima do limite de segurança aceitável.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia participou de reuniões a convite do Ministério da Saúde e da ANVISA nas quais foi informada da decisão de recolhimento de lotes do medicamento Losartana e compartilhou a preocupação com a segurança para o uso do medicamento e os riscos da potencial interrupção do tratamento pelos pacientes.

De acordo com a SBC, “as medidas regulatórias de farmacovigilância e operacionais, de compra e distribuição de medicamentos, são responsabilidade do Ministério da Saúde, estados, municípios e ANVISA. Contudo, a SBC, no escopo de suas missões, colocou- se à disposição para colaborar, informando médicos e sociedade, garantindo a segurança dos pacientes”, comunicou em nota

A SBC divulgou as seguintes recomendações: 1 - Os pacientes que fazem uso da losartana devem continuar utilizando o seu medicamento; 2 - os pacientes que estão fazendo uso de um dos lotes interditados devem seguir as recomendações da ANVISA para troca; 3 - Em caso de dúvida ou necessidade de orientação, procurar atendimento médico.

“A posição atual da SBC, sempre pautada nas evidências científicas e com base nas informações divulgadas até o momento, é de não haver fatos ou evidências que recomendem a modificação da estratégia terapêutica no que tange aos medicamentos pertencentes a essa classe farmacológica, mas ressalta que os lotes mencionados em comunicado da ANVISA devem ser substituídos e que alterações na estratégia de tratamento devem ser feitas pelo médico assistente, sempre respeitando o binômio risco-benefício”, concluiu a nota da SBC.

A lista de interdições e recolhimentos está disponível no site da ANVISA, acesse aqui.

 

Com informações de: SBC

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio