Sábado, 24 de maio de 2025 Login
Sentir cansaço constante, observar queda frequente de cabelo, ter unhas frágeis ou ainda sofrer com tonturas frequentes parecem ser situações comuns do cotidiano. Porém, um alerta feito pela hematologista Dra. Aruana Legnani Mohr (CRM 31164 | RQE 20051) chama atenção para algo que muitos ignoram: esses sinais podem indicar uma deficiência séria de ferro, levando a anemia ferropriva.
“A grande questão é que muitas pessoas se acostumam com esses sintomas e acabam tratando-os como normais. Mas não são. São alertas importantes do corpo pedindo atenção”, afirma a especialista.
Segundo a Dra. Aruana, o ferro é fundamental para o organismo porque participa diretamente da produção de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue. Quando há falta desse nutriente, a oxigenação fica comprometida e todo o funcionamento do corpo sofre impactos negativos.
Entre os principais sintomas destacados pela médica estão palidez, falta de ar, queda intensa de cabelo, cansaço extremo, dores frequentes de cabeça, unhas quebradiças, tonturas e dificuldades para concentração e memória.
Mas afinal, por que perdemos ferro?
Existem diversas causas para a diminuição desse importante nutriente, como explica a hematologista:
"É preciso investigar. Não se pode negligenciar esses sintomas porque, se não tratados, eles evoluem para uma anemia ferropriva, que pode prejudicar muito a qualidade de vida e a saúde geral", ressalta Dra. Aruana.
Diagnóstico precoce e acompanhamento especializado
A especialista destaca ainda a importância de realizar um diagnóstico precoce e buscar um tratamento adequado. Para isso, o acompanhamento especializado com um hematologista é fundamental. A médica reforça que além das anemias, a especialidade atua em diversas outras condições sanguíneas, como linfomas, leucemias, tromboses, mieloma múltiplo, aumento das hemácias, distúrbios de coagulação e doenças relacionadas às plaquetas.“Se você apresenta algum desses sintomas, não hesite em procurar orientação médica. Cuidar cedo evita complicações futuras”, conclui.
SOBRE A ESPECIALISTA
A Dra. Aruana Legnani Mohr atende em Umuarama e região. Para mais informações e agendamentos, o contato pode ser feito pelo WhatsApp: (44) 99179-7320.