Sexta-feira, 16 de maio de 2025

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - Rosi

Cobertura vacinal contra a gripe em Umuarama segue abaixo e autoridades fazem alerta

Publicado em 15/05/2025 às 18:43 por Editoria Movimento Saúde

O balanço do Dia D de vacinação, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, mostrou avanço na imunização contra a gripe em todo o Paraná, mas em Umuarama, a cobertura vacinal ainda está abaixo do esperado. Segundo dados atualizados, das 44.358 pessoas que fazem parte do público-alvo inicial na cidade, apenas 21.334 receberam a dose contra a gripe até o momento — o que representa uma cobertura de 48,11%.

No total, incluindo as vacinas de rotina, foram aplicadas 29.279 doses no município. Durante o Dia D, realizado no sábado (10), Umuarama contabilizou 11.690 aplicações, mas o índice de imunização contra a gripe segue distante da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.

Com a ampliação da campanha para toda a população acima de seis meses de idade, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de que mais moradores procurem as unidades de saúde para se vacinar. O alerta vem em um momento crítico, com o aumento de casos de síndromes respiratórias em toda a região, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.

“Estamos enfrentando um período típico de alta nos casos de gripe e outras doenças respiratórias. A vacinação é a principal forma de prevenção, especialmente para evitar casos graves e internações. Ainda temos doses disponíveis e é fundamental que a população aproveite”, reforça a Secretaria de Saúde de Umuarama.

As doses contra a gripe e outras vacinas de rotina seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. O atendimento é de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Importante: a vacina contra a gripe é segura, eficaz e pode ser administrada junto com outras vacinas, como a da Covid-19.

Fica o alerta: com a baixa cobertura atual, o risco de surtos e complicações respiratórias aumenta, principalmente com a chegada dos dias mais frios. A recomendação é que todos se vacinem o quanto antes.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio