Quinta-feira, 10 de julho de 2025 Login
A Campanha Outubro Rosa está chegando ao final e muita coisa ainda está por acontecer. Palestras, exames gratuitos, atividades de bem-estar e valorização pessoal e até uma peça de teatro estão agendados. O objetivo é fechar o mês de prevenção ao câncer de mama com chave de ouro.
No próximo sábado, 28, acontece o ‘dia D’, com uma série de ações no Centro de Saúde Escola, no campus sede da Universidade Paranaense (Unipar). As atividades são organizadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), sob a orientação da Secretaria Municipal de Saúde.
O evento acontece das 8h às 12h. O ideal é chegar bem cedo, pois a lista de atividades é extensa. Inclui: orientação nutricional, auriculoterapia, coleta de preventivo, verificação de pressão arterial e testes de glicemia (em jejum). Tudo gratuito.
As voluntárias da Legião Feminina de Combate ao Câncer, da UOPECAN de Umuarama participam do Dia D. A dermatologista Dra. Mirella Costa oferecerá orientações e exames preventivos do câncer de pele. Haverá agendamento de mamografia e distribuição de material informativo.
No dia 30 de outubro, funcionários da maternidade Norospar realizam uma panfletagem, com a distribuição de material informativo no cruzamento da avenida Paraná com a avenida Rolândia (em frente ao Planalto Big), a partir das 10 da manhã.
No Hospital Cemil, um teatro marca o encerramento do Outubro Rosa, na terça-feira (31), a partir das 9 da manhã, no Auditório Dr. Hyzo Gondeberto dos Santos. O tema da peça é o enfrentamento do câncer de mama, desde o diagnóstico, passando pelas dificuldades do tratamento e a cura. Um dos focos da apresentação é a importância da prevenção. A entrada é grátis.
Outras atividades:
É isso mesmo! Mulheres de qualquer idade podem, a critério médico, fazer mamografia pelo SUS para avaliar uma alteração suspeita na mama. Essa é a chamada de mamografia diagnóstica. Já as mulheres de 50 a 69 anos realizam, a cada dois anos, a mamografia de rastreamento. Portanto, olhe, palpe e sinta suas mamas no dia a dia para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, procure uma unidade básica de saúde.
Dia do Operador de Telemarketing
Encontro inovador valoriza saúde emocional de operadoras de telemarketing do Hospital Uopeccan