Segunda-feira, 7 de julho de 2025 Login
Uma emenda parlamentar do deputado federal Rubens Bueno destinou R$ 200 mil para despesas de custeio de média e alta complexidade no Instituto Nossa Senhora Aparecida de Umuarama. A notícia, divulgada na manhã desta quarta-feira (13), foi comemorada pela direção do hospital, que enfrenta dificuldades desde que começaram as restrições em prevenção ao Coronavírus Covid-19 e procedimentos, cirurgias e outros atendimentos eletivos de rotina foram todos cancelados. O recurso já está liberado.
“Estamos atravessando um momento ímpar em todos os serviços de saúde do país. Hospitais como o nosso, que atendem majoritariamente pacientes do SUS para o tratamento de doenças graves, de alta complexidade, precisam de um olhar especial dos nossos representantes e de recursos para a manutenção dos serviços e atendimento à população durante esta crise”, disse o presidente do Instituto Nossa Senhora, o médico Dr. Luis Carlos Denerusson.
A direção do Instituto agradeceu ao deputado Rubens Bueno, que conseguiu o recurso através da Emenda Parlamentar Impositiva nº 18760009. Esse tipo de emenda consta Lei Orçamentária do Congresso Nacional e tem como finalidade o incremento temporário ao custeio dos serviços de média e alta complexidade. “E veio na hora certa”, ressaltou Denerusson.
O Instituto Nossa Senhora Aparecida é credenciado pelo Sistema Único de Saúde – SUS para realizar procedimentos de Alta Complexidade em Cirurgia Cardíaca e Cardiologia Intervencionista. Em 2019 realizou mais de 41 mil procedimentos pelo SUS, 1.144 procedimentos de hemodinâmica (cateterismo cardíaco) e 243 cirurgias cardíacas. Em média, antes da Pandemia do Covid-19, eram realizadas 30 cirurgias cardíacas por mês no hospital de Umuarama.
Para o deputado Rubens Bueno, o recurso deve ajudar a implementar diversas ações na área e reforçar o atendimento da população. “Especialmente neste momento em que vivemos uma grave crise sanitária devido a pandemia do novo coronavírus, este recurso será muito bem aplicado, sempre em benefício daqueles que mais necessitam da saúde pública", destacou.
TRÊS VEZES MAIS
Com nova sede, Centro de Especialidades Médicas dará salto na oferta de serviços à população
JULHO AMARELO
Através de conscientização e vacinação, Paraná avança no controle das hepatites virais
FONOAUDIOLOGIA