Terça-feira, 20 de maio de 2025 Login
Com música, palhaçaria e muito carinho, o Hospital Cemil viveu um fim de semana repleto de leveza e humanização. A instituição recebeu voluntários que emocionaram pacientes, acompanhantes e colaboradores: o projeto Uniparlhaços, o Palhaço Carlito, o Grupo Música e Alegria, além de outros voluntários, entre os dias 17 e 18 de maio.
A manhã de sábado foi marcada pela visita dos Uniparlhaços — estudantes do curso de Medicina da Unipar que se dedicam a alegrar a rotina hospitalar — e do Palhaço Carlito, personagem do voluntário Carlos Antônio Zago. Para fazer esse trabalho, os voluntários se capacitaram.
“Me capacitei com oficinas, cursos e experiências, e encontrei na palhaçaria uma maneira de viver e de tocar o outro com respeito e empatia”, contou o voluntário Carlos Zago, que atua há seis anos no Cemil e transforma sua arte em afeto.
Na tarde de sábado, o Grupo Música e Alegria levou momentos de fé, oração e canções que tocaram o coração de todos os presentes. O grupo é formado por jovens da Igreja Adventista que dedicam seu tempo para transformar o ambiente hospitalar com suas vozes suaves e palavras de esperança.
“Trazemos o remédio para a alma e saímos daqui também medicados pelo carinho e alegria com que somos recebidos. Ser voluntário é gratificante”, disse a voluntária Ana Maria, que juntamente com as amigas Josefa e Dora, visita os pacientes, para momentos de acolhimento e orações aos domingos.
Para o superintendente do Hospital Cemil, Dr. João Jorge Hellú, ações como essas fazem toda a diferença e o voluntariado é essencial: “O impacto vai muito além dos pacientes. Toda a equipe se sente acolhida. Isso é humanização de verdade e vem reforçar o nosso compromisso com a saúde integral, o cuidado humanizado e nosso maior propósito: o Amor Pela Vida. Nossa gratidão a cada voluntário e voluntária".
Quer ser voluntário no Hospital Cemil? Entre em contato com a Comissão de Humanização: Av. Ângelo Moreira da Fonseca, 3415 – Zona VI, Umuarama (PR) – Fone: (44) 3621-9200 – de segunda a sexta – horário comercial.