Segunda-feira, 19 de maio de 2025 Login
A reunião foi a portas fechadas e reuniu autoridades de saúde, representantes de hospitais, médicos e enfermeiros
Foto: ROSI RODRIGUES
Hospitais, UPAs24h, postos de saúde, ambulatórios e clínicas médicas dos municípios que integram a 12ª Regional de Saúde do Paraná estão se preparando para o enfrentamento do Covid-19 – o novo coronavírus. Em reunião realizada durante a manhã desta quarta-feira (18), com representes desses serviços, conduzida pela diretora da 12ª Regional de Saúde, enfermeira Viviane Herreira, acompanhada do presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso e do representante da Central de Regulação de Leitos e Consultas, Adelson Gonçalves dos Santos, foram discutidas estratégias para o enfrentamento e contingenciamento da doença.
A reunião foi conduzida por Viviane Herreira da 12ª RS, por Luis Carlos Borges Cardoso, presidente do Cisa-Amerios, e pelo representante da Central de Regulação de Leitos e Consultas, Adelson Gonçalves
“Todos os hospitais de Umuarama estão preparados para atender, caso haja necessidade, pois seguem protocolos do Ministério da Saúde para situações de doenças contagiosas. Contudo, o Uopeccan é a referência regional e é para onde os pacientes serão enviados, via Central de Regulação de Leitos”, explicou Viviane.
As autoridades de saúde, porém, enfatizam que, apenas 10% dos casos de Covid-19 necessitam de internação. A maioria dos casos se manifesta de forma leve, onde basta o isolamento e tratamento domiciliar.
A orientação maior é para que as pessoas permaneçam em casa, especialmente as que chegarem de países ou cidades onde há casos confirmados.
“Se a pessoa tiver sintomas, a primeira coisa a ser feita é entrar em contato com as autoridades de saúde por telefone. Os profissionais de saúde irão proceder conforme os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde - OMS, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do Paraná – SESA e orientar corretamente o paciente e seus familiares”, disse a diretora da 12ª Rs.
Quem precisar de orientações sobre o Covid-19, pode entrar em contato por telefone com a Ouvidoria da 12ª Regional de Saúde, através do número 153, com a Ouvidoria da SESA, através do número 0800 644 4414 ou do WhatApp (41) 3330 4414.
“Se todos colaborarem, não haverá motivo para pânico. As medidas são preventivas e visam impedir que a epidemia se espalhe na nossa região. Do mesmo modo que na prevenção a dengue, a prevenção ao Covid-19 depende fundamentalmente da conscientização do cidadão”, disse o presidente do Cisa, Luis Carlos Borges Cardoso.
Cardoso fez um apelo aos representantes da imprensa e meios de comunicação. “As pessoas precisam de informações corretas, não de pânico. Os veículos de comunicação tem uma responsabilidade social nesses casos, o de levar orientações que ajudem a prevenir a contaminação e esclarecimento à população”, disse.
EM TEMPO
Para o presidente da Associação Médica de Umuarama, Dr. Ronaldo de Souza, que participou da reunião, as medidas preventivas chegam em boa hora. O médico, que é pneumologista e intensivista, relembrou o surto de H1N1 ocorrido em 2009, onde tais medidas não foram adotadas e os serviços de saúde ficaram sobrecarregados.
“Estamos tendo a oportunidade de nos preparar para o enfrentamento da doença. As medidas preventivas de isolamento e contingenciamento também são muito importantes para impedir a proliferação do vírus e todos devem aderir”, destacou o médico.
Também participaram da reunião, a secretária de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini, médicos, enfermeiros e representantes dos quatro hospitais de Umuarama, além de outras autoridades de saúde de Umuarama e região.