Domingo, 22 de fevereiro de 2026 Login
Na última segunda-feira, 14 de abril, o CISA-AMERIOS (Consórcio Intermunicipal de Saúde) deu início à Semana Mundial da Voz com uma ação de conscientização voltada ao cuidado com a saúde vocal. A iniciativa antecede o Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, e reforça a importância da prevenção de doenças vocais e da valorização da voz como instrumento essencial de comunicação, bem-estar e qualidade de vida.
Segundo a fonoaudióloga do CISA-AMERIOS Alexandra Lopes Rino, o Dia Mundial da Voz é uma data internacional instituída para alertar sobre doenças que afetam a comunicação vocal e promover a conscientização sobre os cuidados preventivos. “A voz é resultado da vibração das pregas vocais, que precisam estar bem hidratadas e cuidadas para que possam funcionar com eficiência. Problemas vocais, muitas vezes, são sinais de alerta que não devem ser ignorados”, destacou a especialista.
Entre os principais cuidados recomendados pela profissional estão o aumento da ingestão de água ao longo do dia, evitar gritar ou sussurrar excessivamente, não fumar e manter uma alimentação equilibrada. “O tabagismo é extremamente agressivo para as pregas vocais. É preciso estar atento aos hábitos que prejudicam a saúde da laringe e de todo o trato vocal. Rouquidão persistente, cansaço ao falar ou dores ao emitir sons devem ser avaliados por um profissional fonoaudiólogo”, alertou Alexandra.
Para a administradora do CISA-AMERIOS, Eliana, iniciativas como esta representam um cuidado a mais com a saúde pública. “Nosso objetivo foi informar e orientar nossos pacientes sobre a importância da voz, mas também reforçar o papel da hidratação não apenas para a fala, mas para o funcionamento geral do organismo”, afirmou.
O evento também proporcionou momentos de interação entre os usuários do consórcio e a equipe de fonoaudiologia, com distribuição de água mineral e materiais informativos, reforçando a importância da voz como ferramenta de expressão, vínculo e bem-estar.
A voz e a saúde integral
Ao lembrar que problemas vocais podem impactar desde a vida social até o desempenho profissional de uma pessoa, o CISA-AMERIOS se alinha ao movimento nacional que reconhece a voz como parte essencial da saúde integral. Mais do que uma data no calendário, o Dia Mundial da Voz serve como um chamado à prevenção, ao autocuidado e à valorização de um bem que muitas vezes só é lembrado quando falha.
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura