Domingo, 22 de fevereiro de 2026 Login
As hospitalizações de idosos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada pelo vírus da influenza cresceram 189% em 2024, em comparação com o ano anterior, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). O aumento acende um alerta para os perigos da gripe em pessoas com mais de 60 anos, grupo mais vulnerável a complicações da doença.
Diante desse cenário, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) promovem, nesta quarta-feira (26), o evento "Além da Gripe – Um debate sensível à gravidade dos riscos e impactos provocados pelo vírus da influenza". O encontro busca reforçar a importância da vacinação e discutir estratégias para reduzir as internações e mortes entre a população idosa.
A chegada do outono e a mudança no clima em diversas regiões do país favorecem a circulação do vírus da gripe, aumentando a necessidade de prevenção. Além das complicações respiratórias, a infecção por influenza pode desencadear problemas cardiovasculares graves. Estudos indicam que, a partir dos 40 anos, o risco de ataque cardíaco cresce dez vezes nos primeiros três dias após a infecção e o de AVC aumenta oito vezes. Para os idosos, o risco de AVC pode permanecer elevado por até dois meses após a doença.
Esse impacto se reflete nos números alarmantes de admissões em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que subiram 187%, e no aumento de 157% no número de óbitos.
Apesar da gravidade, os índices vacinais seguem abaixo do esperado, o que preocupa especialistas. A imunização contra a gripe reduz significativamente as chances de complicações, hospitalizações e mortes, especialmente entre idosos e pessoas com doenças crônicas.
A campanha nacional de vacinação contra a influenza já começou e a recomendação é que todos os idosos se vacinem o quanto antes para garantir proteção antes do pico da sazonalidade do vírus.
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura