Domingo, 22 de fevereiro de 2026 Login
Uma pesquisa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), realizada entre abril e junho, revelou uma progressão de miopia em crianças durante a pandemia. Foram entrevistados 295 médicos oftalmologistas das especialidades de pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina. De cada 10 médicos que participaram do estudo, sete apontaram aumento dos graus de miopia, sendo que 6% diagnosticaram o problema em 75% dos pacientes, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram o quadro em cerca de 25%.
A maioria dos oftalmologistas (75,6%) apontou o uso de dispositivos eletrônicos como fator de agravamento do quadro. Para 22% apenas o uso de tablets e celulares influenciaram no resultado. Para alguns especialistas não há relação do aumento da miopia com o uso dos eletrônicos.
Recomendações da SBO
A SBO recomenda que os pais e responsáveis por crianças, especialmente as que já têm diagnóstico de miopia, monitorem o uso de celulares e videogames e o tempo em frente à Tv, justificando que essa redução pode ajudar a não piorar o quadro.
A entidade orienta ainda que seja observado o limite de exposição às telas: uma hora para crianças entre dois e cinco anos; para a faixa entre seis e dez anos, o tempo não deve ser superior a duas horas; e crianças menores de dois anos não sejam expostas de forma alguma. Em todos os casos é necessário a supervisão. A maioria dos profissionais (96,3%) considera importante propor atividades fora de casa para contribuir com a redução dos graus de miopia em crianças.
Miopia
A miopia é provocada quando o diâmetro do globo ocular é aumentado, ainda que ligeiramente. Por causa desse aumento, há um erro na refração da luz, prejudicando a visualização de objetos e imagens que estão mais longe do indivíduo, de forma que a visão fica embaçada.
A principal causa da miopia é a herança genética, mas a exposição excessiva às telas e a redução do tempo passado ao ar livre pode interferir em sua manifestação.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 59 milhões de pessoas míopes no Brasil, mais de 25% da população. No mundo, chega a 2,6 bilhões de pessoas.
Com informações da SBO
Foto: Divulgação
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura