Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Cardoso se reuniu com a coordenação do Cisa-Amerios, serviço de enfermagem e agendamento para determinar as medidas preventivas ao Covid-19

Cisa-Amerios adota medidas de prevenção ao Covid-19

Publicado em 17/03/2020 às 08:03

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios 12RS, adota uma série de medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública em decorrência da Infecção Humana pelo Covid-19 (novo coronavirus). As medidas de prevenção passam a valer partir da manhã desta terça-feira (17).

Em reunião com a coordenação e diretorias dos setores responsáveis pelo atendimento aos pacientes e agendamento de consultas, na tarde de segunda-feira (16), o presidente do Consórcio e prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso determinou mudanças na rotina de atendimento em todas as unidades do Cisa.Luis Carlos Borges Cardoso - presidente do Cisa-Amerios, Acispar e prefeito de Alto Piquiri

“O Cisa-Amerios está tomando todas as medidas necessárias para proteger pacientes, acompanhantes e os nossos profissionais de saúde do Coronavírus e outras doenças contagiosas”, disse Cardoso. 

Foram cancelados todos os eventos públicos, palestras, cursos, bem como serviços de voluntariado e ações internas e externas que promovam a aglomeração de pessoas.

Outras medidas:

- A oferta de álcool gel será ampliada em todas as unidades e disponibilizado também em salas de espera e corredores para pacientes, acompanhantes e colaboradores.

- Somente pacientes menores de 18 anos, maiores de 60 anos ou portadores de necessidades especiais terão direito a acompanhante.

- Será permitido somente um acompanhante por paciente.

- Acompanhantes que tenham sintomas como: febre, coriza, tosse ou espirros não serão permitidos.

- Serão fornecidas máscaras cirúrgicas para todo paciente que apresente sintomas como: febre, coriza, tosse ou espirros, como medida de prevenção.

- Limpeza e desinfecção de consultórios, salas de espera e corredores será intensificada.

- Será restringida a entrada de pacientes e acompanhantes no refeitório onde é servido o café da manhã, recomendado manter distância de um metro entre uma pessoa ou outra. Apenas 50 pessoas poderão adentrar o refeitório por vez.

- Os pacientes serão orientados a aguardar consultas e procedimentos na área externa, onde há cobertura e assentos e a circulação de ar é melhor.

“São medidas necessárias para que não se repita aqui o que aconteceu na Europa ou na China. A prevenção é sempre o melhor remédio”, destacou Cardoso.  O presidente do Cisa voltou a enfatizar o perigo de outras epidemias que podem ser tão perigosas quanto a do novo coronavírus, como a dengue.

“Só não vamos esquecer da dengue, que já tem milhares de casos confirmados e continua avançando em todo o Paraná, especialmente na nossa região. A vacinação contra o sarampo e a gripe também são fundamentais. Como sempre, a saúde está em nossas mãos, é dever do estado, mas a responsabilidade com a prevenção é de todos”, destacou.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio