Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Durante toda a manhã o CEM de Umuarama ficou lotado

Foto: Movimento Saúde

Mais de 200 pessoas são atendidas no ‘Dia D’ da Campanha Agosto Azul

Publicado em 26/08/2019 às 08:00

Muita gente acordou cedinho, no último sábado (24), para cuidar da saúde e participar do ‘Dia D’, da Campanha Agosto Azul, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama e uma série de parceiros. Foram realizados exames, testes, orientações e atendimentos das 8h às 12h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

De acordo com o Rotary Club - um dos parceiros do evento - foram realizados mais de 200 atendimentos, com mais de 100 amostras de sangue para o teste que detecta o P.S.A. (Antígeno Prostático Específico, para Câncer de Próstata colhidas.

O prefeito Celso Pozzobom, participou do evento e aproveitou para fazer um check-up da saúde e receber orientações sobre prática de atividades físicas e alimentação da equipe do Instituto Nossa Senhora Aparecida. Foram realizados exames de acuidade visual, de pele, avaliações de risco cardíaco, orientações nutricionais, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, atualização da carteira vacinal, massagem, corte de barba e cabelo, orientações sobre tabaco, álcool, drogas e doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.

“Ações como essas sempre serão importantes para relembrar que é necessário cuidar da saúde, independente da idade. No caso do homem, são muito mais importantes. O homem é mais descuidado com a saúde, geralmente deixa para procurar o médico, já nas últimas circunstâncias. É uma questão cultural isso. Temos que mudar o pensamento do homem brasileiro, enfatizando que a prevenção sempre será o melhor tratamento”, disse o médico, professor do Curso de Medicina da Unipar, Dr. Reinaldo Yoshii.

Sob a tutoria do professor, alunos do curso de medicina que participam da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência Vidas em Ação, ofereceram orientações sobre como prestar primeiros socorros em diversas circunstâncias, teste de acuidade visual, além de outros atendimentos.  Alunos do Curso de Educação Física também ofereceram orientações sobre alongamento e outros exercícios que podem ser praticados por qualquer pessoa, em casa mesmo, e que podem melhorar a qualidade de vida. 

Obesidade e saúde do homem

Um dos serviços mais procurados durante o ‘Dia D’ da Campanha Agosto Azul foi a Avaliação Nutricional, com cálculo do I.M.C. Índice de Massa Corpórea, oferecido por profissionais do Instituto Nossa Senhora Aparecida – INSA – O hospital credenciado pelo SUS para realização de cirurgia bariátrica para Umuarama e região.

Foram mais de 50 atendimentos, realizados por uma nutricionista, duas assistentes sociais e duas psicólogas. Nos casos em que o cálculo do Índice de Massa Corpórea – I.M.C. ficou acima de 35, o paciente foi encaminhado para consulta com médico endocrinologista, através do Programa de Cirurgia Bariátrica do SUS. As profissionais também prestaram orientações sobre alimentação, atividades físicas e o controle da obesidade.

De acordo com especialistas, a obesidade no homem, além de provocar doenças como diabetes e pressão alta, pode afetar também sua vida sexual. "A obesidade pode provocar problemas circulatórios e levar a disfunção erétil e até a impotência", destacou o médico Dr. Reinaldo Yoshii.  

O médico e professor, Dr. Reinaldo Yoshii foi o tutor dos alunos do Curso de Medicina da Unipar, que participaram do evento

 

Parceiros

A preparação do ‘Dia D’ contou com representantes dos hospitais Cemil, Norospar, Nossa Senhora Aparecida e Uopeccan, 12ª Regional de Saúde, Sesc, Senac, Samu, Rotary Club, Laboratório São Francisco de Análises Clínicas e Universidade Paranaense (cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, e Estética e Cosmetologia), além de uma ampla equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio