Quinta-feira, 18 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Escolas Municipais de Umuarama terão brigadistas treinados

Publicado em 04/08/2022 às 12:22 por Editoria Movimento Saúde

A Secretaria Municipal de Educação está ministrando um curso de formação de brigadistas para diretores, coordenadores, secretários escolares, auxiliares de serviços gerais e professores das escolas municipais para atuarem em situações de emergência nas escolas. Eles estão sendo capacitados para prestarem os primeiros socorros em situações que possam ocorrer no dia a dia, nas unidades educacionais do município, resolvendo pequenos incidentes ou garantindo a assistência até a chegada de socorro especializado.
A formação começou a ser aplicada nesta quarta-feira, 3, no auditório do Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE), e se estenderá até a próxima sexta-feira, 5. Os futuros brigadistas da rede municipal foram organizados em cinco turmas de 35 integrantes cada – totalizando 175 –, que recebem treinamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. 
As instruções estão a cargo do bombeiro militar da reserva e técnico de Segurança do Trabalho, Mauro Aparecido Soares.
De acordo com a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso, além de fornecer um conhecimento importante para a rotina das escolas a formação é uma necessidade para que o laudo de conformidade do Corpo de Bombeiros seja liberado para as unidades educacionais.
“Com o treinamento, os nossos brigadistas poderão atuar de forma decisiva em situações de emergência, prestando os primeiros socorros em caso de pequenos acidentes, desmaios, mal-estar e outros incidentes ligados à saúde de alunos e funcionários das escolas e CMEIs”, afirmou a secretária Mauriza Menegasso.
O brigadista também é qualificado para agir em situações de risco envolvendo incêndios. “É importante ter pessoas com esses conhecimentos nas escolas. Uma ação rápida no momento do problema pode fazer toda a diferença”, apontou a secretária. Ao final do curso os participantes receberão o Certificado de Brigadista, “porém o mais importante é o aprendizado que vai ajudá-los a salvar vidas se necessário”, completou.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio