Quinta-feira, 18 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Após 47 notificações e uma morte suspeita, Brasil passa a monitorar hepatite misteriosa

Publicado em 16/05/2022 às 12:56

Para monitorar, acompanhar e apoiar a investigação de casos de hepatite aguda de causa a esclarecer notificados no Brasil, o Ministério da Saúde instalou uma ‘Sala de Situação’. A iniciativa, formalizada na sexta-feira (13) em Brasília, foi necessária após o país notificar 47 casos da doença em crianças e adolescentes. A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou, até a semana passada, 348 casos prováveis da hepatite misteriosa em cerca de 20 países. A maioria dos casos de hepatite misteriosa no Brasil foram registrados em São Paulo (14). Três casos foram notificados no Paraná, sendo que um foi descartado.

O trabalho vai integrar um grande time de médicos, pesquisadores, especialistas e técnicos de todo o país e tem como objetivo apoiar a investigação de casos da doença notificados em todo Brasil, bem como o levantamento de evidências para identificar possíveis causas.

A OMS tem monitorado o aumento repentino de casos entre crianças e adolescentes em diversos países. A prioridade é determinar a etiologia desses casos para orientar ações futuras. O objetivo também é contribuir para o esforço internacional na busca de identificação do agente etiológico responsável pela ocorrência da hepatite aguda de causa desconhecida.

No levantamento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, divulgado na tarde do último sábado (14), 47 casos da doença foram notificados no país. Desses, três foram descartados e os demais permanecem em monitoramento.

Número de casos em monitoramento por Estado:

•             São Paulo: 14

•             Minas Gerais: 7

•             Rio de Janeiro: 6

•             Paraná: 2

•             Pernambuco: 3

•             Santa Catarina: 3

•             Rio Grande do Sul: 3

•             Mato Grosso do Sul: 3

•             Espírito Santo: 1

•             Goiás: 1

•             Maranhão: 1

Casos descartados

•             Minas Gerais: 1

•             São Paulo: 1

•             Paraná: 1

 

Sala de Situação de Saúde

A sala de situação de saúde é um espaço físico e virtual onde a informação em saúde é analisada sistematicamente por uma equipe técnica, para caracterizar a situação de saúde de uma população.

As salas de situação de saúde estão voltadas para planejar e avaliar ações em saúde; apoiar a definição dos programas e políticas que melhorem a saúde; avaliar a qualidade e o acesso aos serviços; apoiar a vigilância da saúde pública, incluindo a vigilância das doenças sujeitas a regulamento internacional; dirigir a resposta dos serviços de saúde em situações de emergência como surtos epidêmicos ou desastres naturais. Também para difundir informação em saúde à comunidade, interagindo e fomentando a saúde.

A Sala de Situação para hepatites misteriosa vai funcionar todos os dias da semana, conta com a participação de técnicos do Ministério, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), além de especialistas convidados.

“A criação dessa sala de situação é muito importante para monitoramento constante e direcionamento das decisões e ações de forma rápida, coordenada e oportuna”, informou o secretário de Vigilância em Saúde substituto do Ministério da Saúde, Gerson Pereira.

Os casos de hepatite de etiologia a esclarecer foram relatados pela primeira vez no Reino Unido, quando foram detectadas taxas mais altas de hepatite aguda do que o habitual. Por se tratar de uma doença ainda de causa desconhecida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem monitorado o aumento repentino de casos entre crianças e adolescentes. A prioridade é determinar a etiologia desses casos para orientar ações futuras.

Além de monitoramento, a sala vai padronizar as informações e orientar os fluxos de notificação e investigação dos casos para todos as secretarias estaduais e municipais de saúde, bem como para os Laboratórios Centrais e de Referência de Saúde Pública. O objetivo também é contribuir para o esforço internacional na busca de identificação do agente etiológico responsável pela ocorrência da hepatite aguda de causa ainda desconhecida.

Desde os primeiros relatos de casos, o Ministério da Saúde tem atuado emitindo comunicado de risco para a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH) e para os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), orientando a notificação imediata de possíveis caso, conforme a Portaria GM/MS nº 420, de 2 de março de 2022.

Colaboração internacional

No último dia 10 de maio, o Ministério da Saúde participou de reunião com grupo de especialista junto à OMS e com representantes de oito países (Reino Unido, Espanha, EUA, Canadá, França, Portugal, Colômbia e Argentina) nas áreas técnicas de emergências em saúde pública, infectologia, pediatria e epidemiologia para discutir as evidências disponíveis, até o momento.

No último dia 9, a pasta publicou a nota técnica de n°13/2022, com orientação para secretarias estaduais e municipais de saúde sobre a notificação, investigação e fluxo laboratorial de casos prováveis de hepatite aguda de etiologia desconhecida em crianças e adolescentes. Como as evidências sobre essa doença ainda são muito dinâmicas, a sala de situação irá atualizar periodicamente as orientações.

 

 

Com informações do Ministério da Saúde e Organização Pan-americana de Saúde

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio