Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Os oncologistas Dr. Francisco Fernandes e Dr. Erico Ferneda, dão dicas de como manter o conforto e a segurança durante a viagem.

Pacientes em tratamento contra o câncer também podem viajar nas férias

Publicado em 27/01/2022 às 14:21 por Editoria Movimento Saúde

Viajar requer planejamento, e quando se trata de viagens com pessoas que estão em tratamento contra o câncer, esse planejamento deve ser ainda mais detalhado para garantir conforto e segurança. Além das precauções devidas é necessário que o médico esteja de acordo com a viagem do paciente. 


O médico oncologista Dr. Francisco Fernandes (CRM-PR: 25678 | RQE: 17618), ressalta que no geral, os pacientes em tratamento quimioterápico devem se proteger do sol com protetor solar, roupas adequadas e não deixar de lado os chapéus e lenços na cabeça. “Também é importante que o paciente siga todas as recomendações médicas da equipe. Assim, ele e a família poderão aproveitar esse momento de descanso e lazer com mais tranquilidade”. 


Mesmo nesse período de férias os pacientes não devem deixar de lado a boa alimentação. “A tentação é grande, mas o paciente deve pensar no seu tratamento. Por isso, é importante o consumo de alimentos frescos e de procedência confiável. Também é preciso manter-se bem hidratado e não esquecer de levar consigo todos os medicamentos em uso para o tratamento, além dos sintomáticos, usados em caso de febre, vômito, dor e outros sintomas”, esclarece o médico oncologista Dr. Erico Ferneda (CRM-PR: 23470 | RQE: 2244). 


Os especialistas recomendam ter atenção durante toda a viagem. Se o paciente apresentar febre igual ou superior a 37,8 ºC (a temperatura deve ser medida embaixo das axilas), é necessário procurar atendimento médico.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio