Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Delírios, paranoia, ilusão. Entenda os termos no contexto da saúde mental

Publicado em 03/03/2022 às 10:48 por Editoria Movimento Saúde

Não é incomum ouvir por aí que alguém sofre de um 'delírio de grandeza', que fulano tem 'ciúmes delirantes' ou que tal pessoa estava 'delirando de febre'. “São usos correntes do termo e que não estão incorretos, mas que não significam a mesma coisa quando o assunto é delírios no contexto da saúde mental", esclarece p professor da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Saúde Mental, João Paulo Machado de Sousa.

Ilusão

Conforme explica o professor, há uma distinção entre ilusão e delírio. “Em termos simples, uma ilusão é um engano dos nossos sentidos. É o que os mágicos utilizam nos seus truques e que rendeu a eles o nome de ilusionistas. Podemos ter a ilusão de que um objeto está perto quando na verdade está distante, ou de que uma pessoa está segurando a torre Eiffel na palma da mão em uma fotografia, por exemplo”, argumenta.

Delírios

Ele defende que, diferentes das ilusões, os delírios são ideias ou crenças rígidas sustentadas por uma pessoa ou um grupo de pessoas e que vão nitidamente contra a realidade. Essas crenças podem ser bastante complexas e são sempre resistentes à argumentação racional. "Por exemplo, alguém pode ter o delírio de que determinada pessoa famosa o conhece, compartilha momentos e relações de seu círculo e está fazendo manobras para prejudicá-la. Este seria um tipo bastante conhecido de delírio, conhecido como paranoia", esclarece o médico.

Os delírios podem estar presentes em diferentes transtornos psiquiátricos e são parte daquilo que os profissionais conhecem como quadros psicóticos, ou seja, onde existe perda do contato com a realidade normalmente compartilhada. É um sintoma que pode aparecer em casos de intoxicação por substâncias lícitas ou ilícitas, de depressão grave, de mania ou de esquizofrenia, para citar alguns. Além disso, existe um diagnóstico específico com o nome de transtorno delirante.

Pessoas que apresentam sintomas ilusões, alucinações, discurso desorganizado, comportamento desorganizado, sintomas negativos, pensamentos suicida devem procurar ajuda profissional.

“Como é fácil imaginar, as pessoas que sofrem de delírios podem apresentar comportamentos problemáticos que acabam causando reações negativas nas outras pessoas e isolamento social. Por isso, são sintomas que devem ser considerados com a devida gravidade e que sempre merecem a atenção de profissionais especializados, ainda que a pessoa afetada negue essa necessidade”, destaca.

Com informações do Jornal da USP

Foto: divulgação

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio