Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Teste genético pode identificar riscos de desenvolvimento de um câncer

Publicado em 26/04/2022 às 09:39 por Editoria Movimento Saúde

Todo câncer é causado por uma alteração genética que leva ao crescimento desordenado das células, formando o tumor maligno. Em geral de 10% a 15% dos cânceres são hereditários; os demais, são adquiridos ao longo da vida, influenciados por nossos hábitos. Diante disso, o teste genético tem ganhado popularidade, principalmente entre famílias com histórico da doença. 


Os testes genéticos procuram mutações nos cromossomos, genes ou proteínas de uma pessoa e podem ser nocivas, benéficas, neutras (sem efeito) ou incertas para a saúde. As mutações nocivas podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver uma doença como o câncer. 


A médica oncologista e pós graduada em oncogenética da Clínica Oncoclin, Dra. Isabella Tavares Huber (CRM 27671 - RQE 18933 | 20236) explica que a oncogenética é responsável pela avaliação clínica e testagem genética de pacientes e familiares sob o risco de câncer hereditário. “A partir desses resultados, condutas personalizadas de prevenção e manejo são definidas, podendo ainda auxiliar no tratamento oncológico de pacientes já diagnosticados, por meio da identificação de alvos terapêuticos, com melhores resultados”.


Mutação no teste genético significa câncer?


Não necessariamente. “Uma mutação patogênica é uma indicação de risco maior para desenvolver câncer, quando comparado a uma pessoa sem a mutação”, esclarece. 


Quando constatada alteração genética, o médico especialista irá definir com o paciente medidas preventivas que promovam a redução no risco de desenvolvimento da doença. Além disso, o profissional orienta pela realização periódica de exames de rastreamento.


“O teste genético se mostra ainda mais importante porque a identificação precoce de uma anomalia genética permite o incentivo à adoção de hábitos de vida saudáveis e medidas para evitar a manifestação da doença, reduzindo, assim, seus impactos”, completa Dra. Isabella. 


Os estudos e informações sobre câncer genético hereditário avançam em ritmo acelerado. Conversar com um oncogeneticista é a melhor forma para se ter uma informação atualizada e segura, além de uma melhor compreensão do risco para câncer hereditário. “O resultado do teste não é uma sentença e sim uma oportunidade de cuidar da saúde com mais atenção”, pondera a médica.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio