Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

O Instituto Nossa Senhora Aparecida realiza o último plantão do sistema de rodízio dos hospitais de Umuarama

Foto: Rosi Rodrigues

Umuarama conta com estrutura de ponta para o atendimento de urgências e emergências

Publicado em 05/01/2020 às 16:26

A região de Umuarama é referência em saúde e se destaca mais uma vez com a reestruturação do atendimento de urgências e emergências, nos 21 municípios que integram a 12ª Regional de Saúde do Paraná. Termina nesta segunda-feira (6/1) o sistema de rodízio dos hospitais de plantão e todos os serviços passam a funcionar 24 horas por dia, todos os dias. Um grande avanço para a saúde do Noroeste que vai otimizar o atendimento ao paciente.

Para a chefe da 12ª Regional de Saúde do Paraná, enfermeira Viviane Herrera, a mudança foi possível graças ao complexo sistema de atendimento de urgências e emergências, com Unidades de Pronto Atendimento 24 horas em todos os municípios, bases do SAMU Noroeste e do SIATE estrategicamente implantadas para abranger toda a região, além de quatro hospitais de grande porte em Umuarama: Nossa Senhora, Cemil, Norospar e Uopeccan.  

A mudança no atendimento de Urgência e Emergência foi planejada e implementada por uma equipe técnica“É um avanço importante. Nossos hospitais atendem as principais especialidades médicas, como cardiologia, ortopedia, neurologia, pediatria, oncologia, entre outras. A mudança irá favorecer a população, que terá um atendimento ainda mais qualificado e fortalecer os hospitais, dentro das suas especialidades credenciadas”, disse Viviane.

O encaminhamento do paciente ao hospital em Umuarama passa a ser feito exclusivamente através das UPAs24h, SAMU e SIATE. Quando necessário atendimento hospitalar, a Central de Regulação de Leitos e Consultas é acionada e faz o direcionamento do paciente ao hospital credenciado na especialidade específica para cada caso: Nossa Senhora - cardiologia; Norospar - neurologia e pediatria; Cemil  - ortopedia e pediatria; Uopeccan - oncologia e ortopedia.  Todos estão habilitados a atender clínica médica e cirurgia geral, que serão direcionados de acordo com cada caso.

HOSPITAIS DE PONTA

Complexo Hospitalar de Umuarama está preparado para a mudança. Possui equipamentos de alta tecnologia e estruturas modernas: prontos socorros equipados para todo tipo de urgência e emergência, unidades radiológicas (raio-x, tomografia, ultrassom, entre outros) e laboratórios de análises clínicas que funcionam 24 horas, centros cirúrgicos avançados, 60 leitos de UTIs, entre adulto, pediátrica, neo-natal e coronarianas, além de mais de 960 leitos de internação.

Outro ponto forte da região é o corpo clínico altamente especializado e atuante, abrangendo quase todas as áreas da saúde. Segundo o presidente da Associação Médica de Umuarama, Dr. Ronaldo de Souza, médicos e hospitais estão preparados para a mudança.

“Isso é importante para melhorar a qualidade e agilizar o atendimento, pois não vai mais existir o acúmulo de pacientes e nem falta de leitos. Os hospitais se prepararam dentro das suas especialidades e o objetivo é que a população seja muito bem atendida com o novo sistema”, disse.

 

NOSSA SENHORA

O Instituto Nossa Senhora Aparecida é credenciado pelo SUS em Alta Complexidade em Cirurgia Cardíaca e Cardiologia Intensivista, Cirurgia Bariátrica e em Urgência e Emergência.

O Pronto Socorro do Nossa Senhora foi totalmente reformado para a mudança do sistema de atendimento de Urgência e Emergência. Conta agora com uma porta exclusiva para a entrada de ambulâncias, que dá acesso direto à sala de Suporte Médico de Primeiros Socorros. O espaço é amplo e está equipado com macas, desfibriladores, respiradores, monitores cardíacos, bombas de infusão, equipamento de eletrocardiograma, entre outros.  

O Pronto Socorro do Nossa Senhora foi totalmente reformadoO novo Pronto Socorro do Nossa Senhora foi estrategicamente construído em um setor do hospital que converge para o centro de diagnóstico por imagens, UTIs ou Centro Cirúrgico, dependendo da necessidade do paciente.

“A nova estrutura do Pronto Socorro segue os padrões mais atuais designados pelo Ministério da Saúde para o atendimento em Alta Complexidade em Urgência e Emergência. Tudo foi organizado com antecedência e estamos preparados para a mudança”, disse o gestor do Nossa Senhora, Cristiano Nelli.

Em breve o hospital vai contar com 13 novos leitos de UTIs Coronarianas, que são específicas para o atendimento de adultos com doenças cardíacas, o que ampliará ainda mais o atendimento em cardiologia.

 

NOROSPAR

A Associação Beneficente Noroeste do Paraná – Norospar, hospital credenciado pelo SUS em Alta Complexidade em Pediatria, Neurologia e Urgência e Emergência, também é a maternidade de referência da região.

 

O Pronto Socorro do Nossa Senhora ganhou novos equipamentos e foi  interligado a um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem próprio. A recepção foi reformada e agora tem acesso separado para a entrada de acompanhantes dos pacientes de urgência e emergência.O Pronto Socorro do Norospar ganhou nova recepção que tem acesso exclusivo aos acompanhantes dos pacientes

O hospital possui 20 leitos de UTI, entre adulto, pediátrico e neonatal e reforçou a equipe de pediatria e neurologia para a implantação do novo sistema. O Centro Cirúrgico do Norospar recebeu novos equipamentos e insumos para a realização de cirurgias neurológicas.

“Foi tudo planejado previamente e houve um tempo hábil para que tudo pudesse estar preparado para o início do novo sistema de atendimento”, destacou o diretor-presidente do Norospar, Pedro Arildo Ruiz Filho.

O hospital Norospar também é a maternidade de referência para todos os municípios que integram a 12º Regional de Saúde e vai continuar atendendo as ocorrências ambulatoriais e urgências e emergências gestacionais.

 

CEMIL

A Associação Beneficente São Francisco de Assis – Hospital Cemil tem credenciamento pelo SUS em Alta Complexidade em Ortopedia, Pediatria e Urgência e Emergência.

O Pronto Socorro do Hospital Cemil possui Centro de Diagnóstico por Imagem integrado, com exames de Raio-X, Tomografia e Ultrassom 24 horas e está interligado com as Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Adulto.

O Hospital Cemil inaugurou 10 novos leitos de UTI pediátricasDois consultórios foram reformados e adaptados para o atendimento de Urgência e Emergência em Pediatria. O Pronto Socorro do Cemil também possui uma sala de gesso própria, para dar suporte aos atendimentos de ortopedia.

O hospital inaugurou recentemente suas novas  UTIs neonatal e pediátrica, com espaço amplo e adequado e novos equipamentos específicos para o atendimento de crianças. As novas UTIS também contam com acesso exclusivo e sala de atendimento e acolhimento aos pais e familiares.

No Cemil as equipes médicas e de enfermagem receberam orientações para o início do novo sistema de atendimento de urgência e emergência. “Foram realizadas reuniões e treinamentos em todos os setores do hospital para a estruturação dos serviços, tendo em vista algumas mudanças previstas na rotina de atendimento com a implantação do novo sistema de atendimento”, disse o diretor geral, Dr. Guilherme Shimitt.

Para ele o atendimento vai ficar mais qualificado e mais resolutivo. “Os casos ambulatoriais serão resolvidos nas Unidades de Pronto Atendimento. Os hospitais irão receber os casos graves, que necessitam de procedimentos complexos, como cirurgias ou internação”, destacou o médico.

 

UOPECCAN

A União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer – UOPECCAN é credenciado em Alta Complexidade em Oncologia, Ortopedia e em Urgência e Emergência.

O Pronto Socorro do Uopccan foi construído recentemente e não precisou de adaptaçõesO Pronto Socorro do Hospital Uopeccan foi construído recentemente e segue os padrões em vigor para o atendimento de Urgência e Emergência. Não foram necessárias reformas ou adaptações para o início do novo sistema. O hospital possui Unidade de Diagnóstico por Imagem própria e conta com um moderno centro cirúrgico. Atualmente são 10 leitos de UTIs para adultos credenciados pelo SUS e a direção aguarda o credenciamento de mais 10 para os próximos meses.

As equipes médicas e de enfermagem receberam orientações e passaram por treinamentos para a adaptação à nova rotina. “A parte de estrutura e equipamentos estava toda pronta. Nossa preocupação foi em reforçar as equipes médicas e de enfermagem e prepará-los para o início do sistema de atendimento 24 horas”, disse o diretor geral, Vanderlei Rosa.

Para ele, a mudança é necessária e reforça o sistema hospitalar de Umuarama. “Esse momento vem de encontro ao aperfeiçoamento da rede hospitalar de Umuarama. Com cada hospital trabalhando nas suas especialidades de referência, o paciente receberá um atendimento mais qualificado e as instituições de saúde podem se aperfeiçoar cada vez mais”, destacou.

 

 

Reportagem e Fotos

ROSI RODRIGUES

Jornalista - DRT 10036-PR

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio