Quarta-feira, 30 de abril de 2025 Login
Na manhã da última sexta-feira (25), o CISA-AMERIOS (Consórcio Intermunicipal de Saúde da 12ª Regional de Saúde) realizou a 2ª Assembleia Geral de 2025 com a presença de prefeitos, secretários de saúde e representantes de órgãos estaduais. O encontro, liderado pelo presidente do consórcio, Everton Barbieri (prefeito de Esperança Nova), debateu pautas estruturantes para a ampliação da assistência médica especializada nos 20 municípios consorciados.
A coordenadora geral do CISA-AMERIOS, Eliana Beraldo, coordenou o encontro e submeteu à votação reajustes nos valores da tabela de consultas e procedimentos médicos realizados pelos profissionais credenciados ao sistema e o credenciamento de novos serviços.
O presidente do CISA-AMERIOS destacou o andamento das obras da nova sede do consórcio, que está em fase avançada de execução. “Trata-se de uma estrutura moderna e funcional, que vai melhorar o fluxo de atendimento e oferecer ainda mais agilidade à população”, afirmou Barbieri. Segundo ele, a finalização do novo prédio está cada vez mais próxima e irá consolidar o CISA-AMERIOS como uma das principais estruturas de suporte à saúde pública no Estado.
Criado para otimizar o acesso da população a consultas especializadas, exames, procedimentos e medicamentos, o CISA-AMERIOS hoje reúne 20 municípios da 12ª Regional de Saúde e realiza mais de 22 mil atendimentos por mês, abrangendo diversas especialidades médicas.
A gestão compartilhada permite ainda a aquisição centralizada de medicamentos e a articulação de serviços e campanhas preventivas, promovendo economia e eficiência na administração pública da saúde.
A reunião também contou com a presença da diretora da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera; da apoiadora do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), Regina Peron; do diretor de Governo do Estado, Márcio Marcolino; do ex-prefeito de Icaraíma, Marcos Alex; do ex-prefeito de Alto Piquiri e atual chefe regional do Instituto Água e Terra (IAT), Luis Carlos Borges Cardoso; além de prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde e lideranças da região.
Para Eliana Beraldo, os encontros periódicos têm contribuído para fortalecer o diálogo entre os municípios e garantir decisões conjuntas mais eficientes. “O papel do consórcio é justamente esse: unir forças para construir uma saúde pública mais justa e acessível para todos”, declarou.
A próxima assembleia geral está prevista para o mês de junho, quando será apresentada uma prévia do relatório de atividades do semestre e o plano de integração de novos serviços ao consórcio.
O que é o CISA-AMERIOS?
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da 12ª Regional de Saúde – Amerios reúne 20 municípios da região de Umuarama, no Noroeste do Paraná. São eles: Alto Paraíso, Altônia, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cruzeiro do Oeste, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Icaraíma, Iporã, Ivaté, Maria Helena, Mariluz, Nova Olímpia, Perobal, Pérola, São Jorge do Patrocínio, Tapira e Xambrê.
O objetivo do CISA-AMERIOS é viabilizar serviços especializados de saúde, como consultas, exames e apoio diagnóstico, além da compra coletiva de medicamentos e insumos. A entidade atua como elo entre os municípios, governos Estadual e Federal para descentralizar a assistência médica e aumentar a resolutividade do SUS em nível regional.
FOTOS E REDAÇÃO:
ROSI RODRIGUES - Jornalista
Para serviços de assessoria de imprensa, entre em contato: (44) 99907-2342
Para saber mais sobre o Movimento Saúde CLIQUE AQUI!
NOVIDADE