Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Saúde mental do trabalhador é tema de roda de conversa na Norospar

Publicado em 28/04/2022 às 13:59 por Editoria Movimento Saúde

Colaboradores de diversos setores da Associação Beneficente de Saúde Noroeste do Paraná Norospar participaram na segunda (25) e terça-feira (26), de rodas de conversa sobre saúde mental e segurança do trabalhador com o tema “Você Bem Para Cuidar Bem”. A ação foi realizada em alusão ao “Abril Verde”, mês de conscientização sobre segurança e saúde no trabalho.  

“Com a Pandemia aumentou a exigência sobre uso de equipamentos de segurança e a adesão do trabalhador da saúde foi louvável. Além disso, a emergência sanitária colocou os profissionais de saúde na linha de frente no combate à doença, impondo longas jornadas de trabalho e a insegurança de conviver de perto com um vírus mortal. Nesse sentido, as atividades do Abril Verde deste ano da Norospar tem foco, no reforço às medidas de segurança, pois o Covid-19 ainda não acabou, bem como na valorização da saúde mental do nosso trabalhador”, disse o técnico de segurança do trabalho Fabio Cardoso ao explicar o objetivo do evento.  

A organização abriu mão da tradicional palestra e optou pela roda de conversa, onde todos puderam participar, expondo suas vivências sobre o dia a dia no trabalho de assistência à saúde. “Essa troca de experiências é muito valorosa. Estamos tendo a oportunidade de refletir sobre dificuldades, anseios, alegrias e realizações que vivenciamos diariamente no hospital”, disse a psicóloga hospitalar Luanna Nunes, que foi a mediadora das rodas de conversa.  

O evento trouxe à luz importantes observações sobre o ambiente de trabalho como, a construção de uma boa relação profissional com o ambiente e com os colegas de setor, além de autocuidado e a importância de desenvolver um olhar íntimo sobre si mesmo.  

“Meu objetivo foi mostrar que a saúde mental também é tão importante quanto a física e precisa ser cuidada. O profissional precisa de autoconhecimento, estar bem consigo e sua mente para conseguir desempenhar suas funções corretamente e até mesmo manter um bom convívio com o restante da equipe”, ponderou Luana. 

O diretor clínico da Norospar, Dr. Luiz França, foi um dos participantes. Ele contou um pouco sobre suas experiências de trabalho e de como o ambiente de trabalho é importante na realização profissional. “A realização profissional é importante para que consigamos desempenhar nosso trabalho. Precisamos estar bem onde estamos, para que as coisas fluam bem também”, ressaltou.  

Para encerrar em grande estilo todos participaram de um sorteio de prêmios e brindes. Foram sorteados refeições com acompanhante nos restaurantes Chapelão, Semi-Naturalista, Kaskata, cafés na Padaria Santana, aromatizadores de ambiente e kits de higiene da Magic Limpe, uma cesta de Páscoa preparada pelo Supermercado Vivian e um colchão presenteado pela Umaflex Estofados e Colchões.

 

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio