Sexta-feira, 19 de abril de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Mulheres poderão fazer exames gratuitamente no próximo sábado à tarde em Umuarama

Publicado em 19/07/2022 às 15:53 por Editoria Movimento Saúde

A Prefeitura de Umuarama anunciou uma ótima oportunidade mulheres que trabalham fora ou tem afazeres durante a semana e querem cuidar da saúde. Todas as mulheres com idade entre 25 e 64 anos estão convidadas para participar da campanha especial para coleta de exames preventivos de câncer de colo do útero, agendada para o dia 23 de julho, sábado, das 13h às 17h no CEM (Centro de Especialidades Médicas) de Umuarama. Também haverá liberação de guias para a realização de mamografias.

Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, diretora da Secretaria Municipal de Saúde, relata que o exame citopatológico é o método mais indicado para rastreamento do câncer do colo do útero. “As evidências científicas apontam que o rastreamento nessa faixa etária é capaz de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer do colo do útero, que é o terceiro mais incidente entre mulheres. No Brasil, para o ano de 2022, são esperados 16.710 casos novos, com um risco estimado de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer”, alerta.

Ela conta que a mamografia de rastreamento é indicada para mulheres de 50 a 69 anos sem sinais e sintomas de câncer de mama, que deve ser feita a cada dois anos. “Já a mamografia diagnóstica é indicada para avaliar lesões mamárias suspeitas em qualquer idade, também em homens. Em Umuarama a porta de entrada para realização desses exames são as unidades básicas de saúde (UBS) e o Centro de Referência Materno Infantil (CRMI). As mamografias podem ser solicitadas por profissionais de saúde dessas UBS e realizadas nas instituições que compõem a rede do SUS”, detalha.

As estratégias para a detecção antecipada do câncer de mama são o diagnóstico precoce e o rastreamento. Simony relata que No primeiro semestre de 2022, foram realizados 3.569 exames de mamografia e 3.033 exames de citopatológico. “Vale destacar que as mulheres interessadas em realizar os exames de mamografia e preventivo de colo uterino devem levar cartão SUS e documento com foto, não sendo necessário agendamento”, frisa.

Ela acrescenta que os resultados do exame de preventivo serão encaminhados posteriormente para serem retirados na UBS da paciente. “Rotineiramente estes exames são realizados nas unidades de saúde, mas neste dia 23 queremos disponibilizar em horário alternativo para facilitar a vida das mulheres, que muitas vezes trabalham ou têm outros compromissos que as impedem de buscar atendimento médico”, pontua.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio