Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

A pizza pode deixar de ser a vilã quando o assunto é saúde do coração ou perda de peso

Foto: Divulgação

Pizza pode ser saudável?

Publicado em 10/07/2020 às 10:53

O Dia da Pizza é comemorado desde 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita da Itália provaram a receita pela primeira vez. Feita com uma massa redonda a base de farinha de trigo, coberta com queijo mussarela, tomates e manjericão, a receita caiu no gosto da rainha e a Pizza Margherita é uma das mais pedidas em todo o mundo até hoje.
De lá para cá a pizza ganhou inúmeras variações em receitas que incluem os mais inusitados ingredientes, sempre com muito queijo e azeite. Por isso mesmo é considerada uma vilã por muitos médicos e nutricionistas, quando o assunto é saúde do coração ou perda de peso.
Porém, a pizza também tem fama de ser muito democrática e, com os ingredientes certos, pode ser uma aliada deliciosa para variar o cardápio da dieta, sem sair da linha. Confira nas receitas abaixo.   

MASSA DE PIZZA INTEGRAL

Ingredientes
1 kg de farinha integral
20 g de sal
10 g de açúcar
1 colher (sopa) de gergelim
1 colher (sopa) de chia em grãos
50 ml de azeite
12 g de fermento biológico
500 ml de água

Modo de preparo
Em um recipiente, coloque os ingredientes secos (farinha, sal, açúcar, gergelim e chia). Em outro recipiente, coloque o fermento e adicione um pouco da água, até que vire uma pastinha. Depois, despeje o fermento no recipiente dos ingredientes secos. Acrescente o restante da água e o azeite e misture tudo com as mãos, até que fique uniforme. Divida a massa em 7 partes (formando bolinhas) e deixe descansar por 2 horas. Depois, abra a massa com um rolo e já está pronta para rechear e assar. 

PIZZA DE COUVE-FLOR 

Ingredientes
1 couve flor
1 dente de alho
1 colher (sopa) de queijo parmesão light
1 ovo inteiro batido
½ xícara (chá) de queijo muçarela light
3 colheres (sopa) de molho de tomate
Sal, orégano e manjericão a gosto

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180ºC. Em um processador, triture a couve flor. Depois, transfira esta massa para um pano de prato, para drenar o excesso de água. Transfira a massa para uma tigela. Junte alho, sal, orégano, queijo parmesão e o ovo e misture bem. Abra a massa em uma forma para pizza. Leve ao forno por 20 minutos. Após este período, retire do forno. Espalhe o molho de tomate, muçarela e manjericão. Volte ao forno para gratinar o queijo. Retire e sirva imediatamente. O sabor pode ser variado. Outra boa sugestão é a pizza de rúcula com tomate seco. Use a imaginação e leve uma vida saudável e saborosa.

Receitas do site Guia da Semana

CURIOSIDADE 

Contrariamente ao que a maioria das pessoas pensam, a pizza não teve a sua origem 100% em Itália. Os antigos egípcios desenvolveram e aperfeiçoaram uma massa que resultava da mistura de farinha e água e cuja receita foi percorrendo diversas civilizações ao longo da história, pelo que se supõe que serviu de base para a nossa atual massa de pizza.
Os gregos, por exemplo, usaram a receita egípcia, juntaram-lhe arroz e assavam o preparado resultante sobre tijolos quentes. Já os fenícios optaram por adicionar à massa egípcia outros alimentos, como cebolas e carnes. Naturalmente que esta receita acabou por chegar também a Itália, país onde foram dados, sem dúvida, os maiores e mais importantes contributos para este famoso pitéu culinário.

* Com informações do site A Origem das Coisas.

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio