Quinta-feira, 28 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Má alimentação, além de obesidade, idade, gênero, diabetes e sedentarismo são fatores de risco

Foto: Divulgação

8 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Colesterol

Publicado em 08/08/2020 às 12:10

O excesso de colesterol é um dos maiores inimigos da saúde do seu coração. Procure um cardiologista, faça exames preventivos e mantenha o colesterol sob controle. 

**SAIBA MAIS**

O colesterol desempenha funções essenciais em nosso organismo, como a produção de alguns hormônios, tais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.  O excesso de colesterol, no entanto, é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares isso porque pode formar placas de gorduras na parede das artérias dificultando o fluxo sanguíneo ou até mesmo obstruindo essa passagem.

Sintomas e exames
Colesterol alto é uma doença silenciosa, logo a sua identificação ocorre somente por exames de sangue que devem realizados a pedido do seu médico.

Principais Causas
Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade, idade, gênero, diabetes e sedentarismo. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta já que 30% do colesterol do nosso organismo é proveniente na nossa alimentação. As gorduras, sobretudo as saturadas, presentes em alimentos de origem animal, contribuem para a elevação do colesterol sanguíneo.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos evita o aumento do colesterol, além da prática de exercícios físicos e evitar o fumo e o estresse. Em muitos casos está indicado o uso contínuo de medicamentos.

Complicações
Colesterol alterado pode ocasionar infarto, AVC, complicações renais, síndrome coronariana aguda, angina e trombose.

FONTE: Sociedade Brasileira de Cardiologia / Instituto Nossa Senhora Aparecida

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio