Sexta-feira, 29 de março de 2024

(44) 2031-0399

(44) 9 9907-2342

Anúncio - Dr Ronaldo
Anúncio - André
Anúncio - INSTITUCIONAL

Vem ai a Expoflor: jardinagem melhora atenção e reduz ansiedade e depressão

Publicado em 08/06/2022 às 11:08

Você sabia que a jardinagem é terapêutica? Uma prática simples, barata e que pode ajudar a combater a ansiedade e a depressão, a prática ganha um incentivo extra este mês em Umuarama. Vem ai a Expoflor: evento que dedicado a quem ama as plantinhas, que acontece de 22 a 26 de junho, das 10 às 22 horas, no Lago Aratimbó. A entrada é gratuita.

Flores e plantas de várias espécies, para todos os gostos e bolsos estarão à venda. O público também contará com a consultoria de técnicos e expositores para ampliar ou começar o seu jardim. O evento é tradicional na cidade e integra as comemorações do aniversário de 67 anos de Umuarama, incentivando o paisagismo e a qualidade de vida da população.

A jardinagem é uma prática simples, barata, que pode ser realizada em canteiros, quintais e até mesmo em vasos. Ajuda a estimular a criatividade e a memória visual, melhora a atividade motora, especialmente em crianças e idosos e tem um efeito ao mesmo tempo motivador e relaxante.

TERAPEUTICO 

Não é de hoje que terapeutas e médicos incluem a jardinagem como auxiliar no tratamento e prevenção de doenças crônicas e desequilíbrios emocionais, como a depressão e o estresse. Segundo os especialistas, a prática proporciona uma abordagem indireta de sintomas físicos e emocionais, que acabam sendo combatidos aos poucos, conforme o paciente desenvolve habilidades de concentração e foco.

A sensação de bem-estar trazida pela jardinagem foi constatada em um estudo da Universidade de Princeton (EUA). Os pesquisadores mediram os níveis de felicidade de praticantes de jardinagem doméstica, comparando com outras atividades de lazer cotidianas, como sair para jantar ou andar de bicicleta. Eles perceberam que o cultivo de vegetais trouxe mais satisfação que a jardinagem ornamental, provavelmente por conta da sensação de recompensa trazida pela possibilidade de comer um alimento que você mesmo cultivou.

Dentre as 15 atividades de lazer analisadas, a jardinagem ficou entre as 5 mais satisfatórias apontadas pelos participantes, sendo estatisticamente igual a andar de bicicleta, caminhar e comer fora. Além dos jardineiros de hortaliças, o incremento na sensação de bem-estar também se mostrou maior para jardineiros de baixa renda e para as mulheres. O estudo conclui que a jardinagem pode ter um impacto significativo na qualidade de vida dos moradores de cidade e que poderia ser incluída nos planos de urbanização e saúde pública.

Esses estudos mostraram que mesmo exercícios de curta duração (algumas horas) nos jardins podem fornecer uma influência benéfica instantânea na saúde. Alguns exemplos constatados foram reduções nos sintomas de depressão e ansiedade.

O contato com a terra parece ser uma das razões para essa melhora na saúde mental. Um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, mostra que o contato com uma bactéria presente na terra e no o húmus (um dos resultados da compostagem) funciona como um antidepressivo, diminui alergias, dor e náusea.

Como praticar jardinagem?

Incluir a jardinagem na sua rotina é mais fácil do que pode parecer. Você não precisa de muito espaço e pode começar com um vasinho pequeno, depois ir ampliando seu jardim, conforme pegar gosto pela prática. Suculentas e algumas espécies ornamentais, como a espada-de-são-jorge ou o singônio, são ótimas opções para começar: elas não precisam de muitos cuidados e se dão bem em vários climas e ambientes.

 

 

Com informações de: Previva, Science Direct, Medical News Today e Healthline

Anúncio - Dra Marlene
Anúncio - Dr Antonio