Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 Login
Nesta quarta-feira, 4 de janeiro, celebramos o Dia do Espaguete, uma data que homenageia um dos pratos mais consumidos no mundo. Há quem diga que a data foi criada na Itália em 1990, em alusão à entrada do país como anfitrião da Copa do Mundo daquele ano. Seja verdade ou mito, o espaguete conquistou paladares e se tornou um ícone gastronômico global.
Amado pela maioria, o espaguete está sempre na mira dos nutrólogos, nutricionistas e de quem precisa fazer dieta. Afinal, o espaguete é um herói um vilão da alimentação?
No Brasil, o amor pelo espaguete é evidente. A massa está presente em 99,3% dos lares brasileiros, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). Dados da Organização Internacional de Massa Alimentícia (IPO, na sigla em inglês) revelam que o brasileiro consome, em média, 6 kg de massas por ano, sendo o espaguete uma das preferências nacionais. No ranking global, o consumo per capita de massas chega a 25,3 kg por ano na Itália, colocando os italianos como líderes mundiais.
Espaguete e Nutrição
Apesar de ser um alimento básico e querido, o espaguete é frequentemente alvo de dúvidas em relação à sua importância nutricional. Rico em carboidratos, ele é uma excelente fonte de energia, especialmente quando feito de trigo integral, pois oferece fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino e auxiliam no controle da glicemia.
Por outro lado, dependendo dos molhos e acompanhamentos escolhidos, o espaguete pode se tornar uma refeição altamente calórica e rica em gorduras. Molhos cremosos à base de creme de leite, queijos e carnes processadas podem elevar significativamente o valor calórico e comprometer uma dieta balanceada.
Para uma refeição mais saudável, especialistas recomendam substituir molhos pesados por versões mais leves, como os à base de tomates frescos ou azeite de oliva com ervas. Adicionar vegetais como abobrinha, espinafre e brócolis também aumenta o valor nutricional do prato.
Como aproveitar o espaguete sem culpa?

Curiosidade: O espaguete na cultura mundial
A popularidade do espaguete vai além da gastronomia. Ele é símbolo de união à mesa e protagonista em momentos de confraternização. Desde sua origem na China e posterior adaptação pelos italianos, o espaguete tornou-se um prato versátil, presente em celebrações familiares e nos cardápios dos melhores restaurantes do mundo.
Celebrar o Dia do Espaguete é mais do que saborear uma boa refeição: é valorizar a cultura, a tradição e os benefícios que um prato tão simples pode trazer. Lembre-se de que uma alimentação saudável não significa abrir mão dos alimentos que amamos, mas aprender a consumi-los de forma consciente.
Espaguete ao Pesto Genovês
Ingredientes:
Pesto
Massa
Modo de Preparo:
Pesto
- Coloque no copo do liquidificador o azeite, o alho, o manjericão e o gelo. Utilize a tecla “pulsar” para que esses ingredientes comecem a se incorporar, formando um molho esverdeado. Junte as nozes, o parmesão e, mais uma vez utilize a tecla “pulsar”, apenas para misturar os ingredientes. Prove e se necessário, tempere com um pouco de sal. Reserve.
Massa
- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente e acrescente ao pesto. Misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho e sirva em seguida.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Espaguete com Camarão Picante
Ingredientes:
Para o molho
Para a massa
Modo de Preparo:
- Tempere o camarão com o Lemon Pepper e reserve em geladeira, para tomar gosto, por 15 minutos. Aqueça uma frigideira grande com o azeite e refogue a cebola, até ficar transparente. Junte o camarão temperado e frite até mudar completamente de cor. Regue com o vinho branco e acrescente os tomates. Adicione o açúcar (para retirar a acidez do molho) e tempere com sal a gosto. Cozinhe até que os tomates comecem a desmanchar. Retire do fogo, polvilhe a cebolinha picada e reserve.
- Em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
- Escorra imediatamente e acrescente ao molho aquecido. Misture bem para que toda a massa fique envolvida pelo molho e sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Para mais receitas, acesse www.isabela.com.br
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
PREMATURIDADE
Novembro Roxo: Norospar reforça a importância do cuidado especializado aos bebês prematuros
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura