Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 Login
O "Lixo que Vale" é um programa implementado pela Prefeitura de Umuarama, Paraná, que promove a troca de materiais recicláveis por alimentos adquiridos diretamente de produtores rurais locais. Criado em 2010 e instituído pela Lei Municipal nº 3.736/2011, o programa visa incentivar a reciclagem, reduzir o impacto ambiental e melhorar a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Desde sua criação, o "Lixo que Vale" já recolheu toneladas de materiais recicláveis, beneficiando centenas de famílias nos bairros Parque Jabuticabeiras, Sete Alqueires, Parque Industrial, Jardim Viveiros, Alto da Glória e Conjunto Habitacional Arco-Íris.
Atualmente, o programa atende cerca de 200 famílias, proporcionando-lhes acesso a alimentos frescos e de qualidade, como frutas, verduras, legumes, pães e outros produtos alimentícios.
O "Lixo que Vale" não apenas contribui para a preservação ambiental, mas também fortalece a economia local ao garantir mercado para os agricultores familiares e melhorar a renda dos trabalhadores da reciclagem. Além disso, promove a integração comunitária e a conscientização sobre a importância da reciclagem e da alimentação saudável.
CRONOGRAMA DE FIM DE ANO
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente comunica a todos os participantes do Programa Lixo Que Vale que as pesagens de materiais recicláveis e o Ônibus da Feira Itinerante vão interromper os trabalhos no dia 20 de dezembro, retornando no dia 10 de janeiro de 2025. O cronograma de passagem do ônibus-supermercado em dezembro será dia 6 no Industrial, dia 13 no Jabuticabeiras, dia 19 novamente no Jabuticabeiras e dia 20 no Industrial.
Já a pesagem e troca dos materiais recicláveis será dia 5 no Industrial, dia 6 no Jabuticabeiras, dia 12 no Industrial, dia 13 no Jabuticabeiras, dia 19 no Industrial e dia 20 no Jabuticabeiras. “Os moradores cadastrados no programa podem trocar os materiais por moedas-verdes, que valem dinheiro na compra de alimentos diversos. E muita atenção: pedimos a todos que não guardem as moedas, que façam suas compras gastando todas as cédulas acumuladas, já que para o próximo ano pode ser que elas sejam alteradas ou substituídas”, alerta o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.
Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente, esclarece ainda que nos dias 26 e 27 de dezembro e 2 e 3 de janeiro não haverá pesagem, retornando ao normal no dia 9, quando será feito o pagamento de todos os dias que ficaram sem pesagem. Ela relata ainda que quatro pessoas foram desclassificadas do projeto por não retirarem a carteirinha no prazo informado, que era dia 18 de novembro. “Os novos membros do Programa Lixo Que Vale são Aldenir Perez, Naiane Thais da Silva Gadelha, Fernanda Antiane Amorim e Laudi Fortunato”, comunica.
Criado em 2010, o Lixo que Vale projeto atende os bairros Parque Jabuticabeiras, Sete Alqueires, Industrial, Jardim Viveiros, Arco-Íris e Alto da Glória, que podem comprar, com a moeda verde, hortaliças, legumes, vegetais diversos, pães e, conforme a sazonalidade ou disponibilidade, até ovos, bolachas, geleias e mel, entre outros itens adquiridos de pequenos produtores da agricultura familiar, também cadastrados em outros programas da Prefeitura.
l

COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
PREMATURIDADE
Novembro Roxo: Norospar reforça a importância do cuidado especializado aos bebês prematuros
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura