Terça-feira, 3 de fevereiro de 2026 Login
A água é uma bebida essencial para o bom funcionamento do corpo humano. Mas você sabe a diferença entre a água com gás e a sem gás? Para entender as diferenças entre os dois tipos, conversamos com a nossa equipe de nutrição, que respondeu as principais dúvidas sobre o tema.
Conheça as principais dúvidas sobre o assunto
Como é feito o preparo da água com gás?
Existem duas formas de gaseificação da água, a forma natural e a forma artificial.
Quais são as diferenças entre a água com gás e a sem gás?
A água com gás hidrata?
Assim como a água mineral, a água gaseificada (naturalmente ou por processo industrial) possui o mesmo poder de hidratação.
Para pessoas que fazem academia a água com gás é mais indicada?
Prefira o consumo da água mineral sem gás.
Beber água com gás pode fazer mal para o estômago?
A água com Gás – possui um pH um pouco mais ácido (5 – 6) do que a água mineral (pH 7 neutro). Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás. Pela presença do dióxido de carbono, se ingerida em grande quantidade, a bebida pode causar uma ligeira dilatação do estômago resultando em um leve desconforto.
Ingerir muita água com gás pode fazer mal?
Em excesso, a água gaseificada pode causar certo desconforto. Prefira o consumo da água mineral sem gás. A ingestão de água ao longo do dia é uma das recomendações básicas para manutenção da saúde e hidratação do corpo.
A quantidade recomendada de água por dia pode variar de pessoa para pessoa e tem a ver com o nível de atividade física do indivíduo, a temperatura ambiente, o nível de umidade do ar e outras condições físicas de cada um.
Para facilitar, é indicado beber em média oito copos de 250 ml de água o que equivale a dois litros por dia. Beber água regularmente é fundamental para saúde, pois cerca de 60% do corpo é composto por água. Importante não ser ingerida durante as refeições e sim nos intervalos das mesmas.
O hábito de beber água ao longo do dia mantém o corpo hidratado, intestino funcionando e melhora a diurese. Uma dica é andar com uma garrafinha de água a tira colo. No trabalho, na atividade física, em qualquer ambiente. Isso facilita lembrar-se da importância do líquido para a saúde.
Por Mariana Marrone Burmeister e Caroline Missen, nutricionistas do Hospital Israelita Albert Einstein
Fonte: Unimed Paraná
COM 100% DE DEDUÇÃO FISCAL
PREMATURIDADE
Novembro Roxo: Norospar reforça a importância do cuidado especializado aos bebês prematuros
SE VOCÊ AMAMENTA, SEJA DOADORA
Banco de Leite Humano da Norospar precisa de novas doadoras para manter abastecimento
CULTURA TRANSFORMADORA
Terapeuta de Umuarama tem projeto cultural aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura